Hackers criam rede alternativa de telefonia celular GSM na Holanda

Baseada em Software Livre, “operadora” experimental recebeu quase 400 usuários

Durante o evento Hacking At Random 2009 ( HAR 2009) em Vierhouten, na Holanda, o hacker alemão Harald Welte operou a primeira rede de telefonia celular GSM baseada em software Open Source. Montada com permissão das autoridades locais, a “operadora” chegou a registrar 391 “assinantes” ao longo dos quatro dias do evento.

A estrutura foi baseada em dois transmissores ( BTS – Base Transceiver Station) amarrados ao topo de uma árvore e conectados a um controlador ( BSC – Base Station Controller), na verdade um PC rodando o software OpenBSC , desenvolvido pelo próprio Harald. Assim que um celular entrava ao alcance da rede, recebia uma mensagem SMS com um código, que deveria ser registrado em um website. A partir daí, o usuário era livre para fazer e receber chamadas.

Segundo Harald, apesar da baixa potência dos transmissores (limitada a pedido das autoridades) a cobertura do sinal foi considerada muito boa, englobando quase todo o local do evento. O software também se mostrou funcional e razoavelmente estável, apesar de alguns “segfaults” a cada três ou quatro horas. Mais informações sobre o OpenBSC podem ser encontradas em bit.ly/2m0Nmm

Fonte: geek


Postagens mais visitadas deste blog

Boa Sorte!

Sobre o Google - O que ele diz sobre "inrul, intitle, allintilte, allinurl" e o que outros dizem...