123456 é senha mais usada na internet

A senha mais usada por internautas americanos continua sendo "123456", segundo um estudo que analisou 32 milhões de senhas do RockYou.com. A informação foi descoberta porque o site foi invadido por um hacker, que publicou a lista completa de senhas na internet.

A empresa de segurança Imperva analisou os dados e concluiu que cerca de um terço dos códigos de proteção têm menos de seis caracteres e metade trazem palavras que podem ser encontradas em dicionários. " O problema mudou muito pouco nos últimos 20 anos "

Segundo a empresa, quanto mais curta e simples a senha escolhida, mais suscetível o usuário está aos ataques. Em geral, sites recomendam que as senhas contenham algarismos e letras, além de caracteres em letras maiúsculas e minúsculas.

"O problema mudou muito pouco nos últimos 20 anos", disse Shulman, referindo-se a um estudo de 1990, realizado pela Unix e que mostrava um padrão de escolha de senhas parecido com os de hoje.

A senha mais comum encontrada pela Imperva foi "123456", seguida por "12345", "123456789" e "password". Segundo a Imperva, um hacker usando uma conexão DSL poderia acessar uma conta por segundo usando um programa simples, que testa senhas baseadas em palavras do dicionário.

"As pessoas precisam entender o que a combinação de senhas fracas significa no mundo de hoje, em que os ciberataques são automatizados: com um mínimo esforço, um hacker pode ganhar acesso a uma nova conta a cada segundo - ou mil contas a cada 17 minutos", explicou Amichai Shulman, um dos diretores da Imperva.

Outras senhas incluem nomes próprios, gírias, palavras conhecidas e senhas triviais, compostas por letras vizinhas no teclado, por exemplo. O RockYou é apenas um site que oferece penduricalhos para redes sociais, portanto o uso de senhas fracas nele não gera grandes riscos, mas o estudo também identificou que muitas das senhas são usadas também em outros sites, incluindo os de redes de relacionamento e de lojas virtuais.


Postagens mais visitadas deste blog

Boa Sorte!

Sobre o Google - O que ele diz sobre "inrul, intitle, allintilte, allinurl" e o que outros dizem...