Hacker muda saudação de call center da Melitta

O sistema telefônico da Melitta, empresa do ramo de filtros de papel e café solúvel, sofreu um ataque hacker na tarde desta quarta-feira (26) que modificou a saudação (mensagem inicial) do serviço de atendimento ao consumidor (SAC). O G1 apurou que o responsável pelo ataque é um garoto de 13 anos.
A Melitta enviou comunicado ao G1 lamentando o ocorrido e afirmando que teve apenas seu sistema de telefonia (correio de voz) invadido por hackers e que esta invasão não afetou a rede nem tampouco as operações da companhia. A empresa também informou que a administração do sistema de telefonia é terceirizada e que o problema já foi solucionado.
A primeira mudança na saudação foi feita por volta das 15h. Na mensagem, o hacker avisa que, se a empresa “bobear”, uma nova invasão pode ocorrer. A gravação foi então retirada pelos técnicos da empresa. Minutos depois, houve nova invasão. Na nova mensagem, além do conteúdo inicial, o hacker inclui nomes de outros colegas.
O G1 apurou que o hacker aproveitou uma brecha em serviços de 0800 que permitem o envio de comandos ao sistema que gerencia as chamadas.
A exploração do sistema telefônico não é novidade no mundo da segurança. Há uma denominação específica para o hacker que gosta de "brincar" com telefones, os phreakers.
Mas modificar a mensagem inicial do atendimento ao consumidor não é comum no Brasil, segundo o advogado especializado em tecnologia Omar Kaminski. "Deface em mensagem de SAC é a primeira vez que ouço falar", diz.
"Deface" (pronuncia-se 'dífêici') é o termo usado normalmente para ataques a páginas na web, não a sistemas telefônicos. Nesses ataques, o hacker costuma "pichar" a página, deixando seu apelido (nickname) e agradecimentos.

fonte: globo.com

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