Guide for Pokemon GO – uma aplicação que não deve instalar!

Guide for Pokemon GO - uma aplicação que não deve instalar!
Para além de informar sobre a existência de mais uma aplicação falsa sobre Pokemon GO, esta notícia serve ainda para relembrar-lhe da importância de estar informado sobre a veracidade das aplicações antes de as instalar. O Pokemon GO é um jogo com bastantes utilizadores, apesar do seu pico de sucesso já ter passado há algum tempo. No entanto, não deixa de ser um grande atractivo para o desenvolvimento e promoção de aplicações falsas e infectadas com malware.
Se não quer o seu dispositivo infectado, o primeiro passo é verificar se as aplicações são de confiança.
De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, uma aplicação com o nome “Guide for Pokemon Go”, que estava disponível no Google Play Store, era um disfarce para infectar dispositivos Android com um trojan.
Segundo a Kaspersky explica no seu site, o malware mostrava uma série de anúncios, podendo também instalar software que teria a capacidade de conseguir acesso administrativo no sistema Android. E com o acesso administrativo, tudo o que está dentro do equipamento passa a estar disponível para o criador do trojan.

Detectado como HEUR: Trojan.AndroiOS.Ztorg.ad, encontrava-se encondido por detrás de conteúdo aliciante para os jogadores de Pokemon GO, sendo que por isso mesmo passava facilmente despercebido. Para além disso, este trojan teve a capacidade de se ficar adormecido durante algum tempo, permitindo infectar ainda mais dispositivos, conseguindo passar despercebido aos investigadores.
Agora que ficou activo, este trojan conseguiu roubar uma série de dados dos dispositivos infectados, enviado para servidores centrais onde os criminosos conseguiram ter acesso a toda a informação roubada.
A empresa já reportou a aplicação à Play Store, mas já foram feitos mais de 500 000 downloads, desta falsa aplicação. Destes 500 000 downloads resultaram 6000 dispositivos infectados com sucesso. Estes casos já foram confirmados na Rússia, Indonésia e Índia. No entanto, os especialistas alertam para a possibilidade da existência de mais casos destes noutros países.
Se fez o download desta aplicação e pensa ter o seu dispositivo infectado, o melhor que em a fazer é desinstalá-la e fazer um reset, repondo os dados de fábrica. De futuro não se esqueça que uma aplicação mesmo estando disponível na Google Play Store, poderá estar infectada com malware.

Postagens mais visitadas deste blog

Boa Sorte!

Sobre o Google - O que ele diz sobre "inrul, intitle, allintilte, allinurl" e o que outros dizem...